Melhores Dicas Para Parar de Fumar

Existem muitas razões pelas quais uma pessoa decide parar de fumar. Às vezes é a vontade de economizar; em outros casos, é um desafio consigo mesmo, sair do vício e, assim, aumentar a auto-estima.

No entanto, a maior motivação diz respeito ao ganho em termos de saúde, porque, como todos sabem, o tabagismo danifica os pulmões e representa um dos principais riscos para o desenvolvimento de inúmeras doenças, incluindo enfisema, tumores e asma.

Certamente o objetivo não é fácil de alcançar e, muitas vezes, a determinação por si só não é suficiente, muitas pessoas estão conseguindo parar de fumar usando o suplemento livren, ele é um produto natural que ajuda as pessoas reduzirem a vontade de fumar. Muitas pessoas também temem outros efeitos desagradáveis ​​e se perguntam, por exemplo, como parar de fumar sem ganhar peso.

Vamos ver então quais são as dicas a serem lembradas e os benefícios imediatos que podem ser obtidos.

TABAGISMO: QUÃO DIFUNDIDA É A ITÁLIA?

Antes de examinar os danos causados ​​pelo tabagismo e as vantagens decorrentes do abandono desse hábito, é útil analisar brevemente os dados atualizados sobre os fenômenos.

De acordo com o Relatório de 2017 sobre prevenção e controle do tabagismo , realizado pela Direção-Geral de Prevenção do Ministério da Saúde, na Itália, em 2016, os fumantes de tabaco representavam 20% da população de quatorze anos.

Além disso, um fato preocupante sobre o tabagismo juvenil nos é revelado por uma pesquisa realizada em 2018 pelo Istituto Superiore di Sanità, sob a coordenação do Ministério da Saúde. A pesquisa, que examinou crianças de mais de 60 escolas de ensino fundamental e médio, com idades entre 13 e 15 anos, mostra que 20% dos estudantes usam habitualmente produtos de tabaco.

POR QUE PARAR DE FUMAR: QUAIS SÃO OS DANOS DO FUMO?

Antes de descobrir alguns truques para parar de fumar, pode ser útil lembrar quais são os efeitos do tabaco na saúde.

De acordo com os dados de 2018 da Organização Mundial da Saúde (OMS) , o tabagismo causa cerca de 7 milhões de mortes por ano e representa a segunda principal causa de morte no mundo (mais do que ajuda, acidentes e assassinatos) e a principal evitável.

De fato, o tabagismo não é apenas responsável pelo câncer de pulmão , mas também é o principal fator de risco para a doença pulmonar obstrutiva crônica , conhecida como DPOC : o Instituto Nacional de Saúde, com base em dados da OMS, estimado que esta pneumopatia específica, ligada ao tabagismo e / ou uma condição de excesso de peso grave , afeta 210 milhões de pessoas em todo o mundo.

Centro Americano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) também identificou 27 doenças relacionadas ao tabagismo , em particular, o tabagismo aumenta o risco de câncer de bexiga, fígado, laringe, esôfago e pâncreas, além de causar problemas para os rins.

Esses números seriam suficientes para explicar por que parar de fumar é uma ideia muito boa. Mas vamos ver em detalhes quais são os principais danos do tabagismo :

  • a cada sopro, são liberados cerca de 4.000 produtos químicos, incluindo alcatrão contendo substâncias cancerígenas para os pulmões;
  • reduz a fertilidade de homens e mulheres;
  • a nicotina atua nos sistemas cardiovascular e nervoso, criando dependência;
  • Facilita ‘ aterosclerose , o ‘ ataque cardíaco e doenças cardíacas;
  • danifica vários órgãos e sistemas;
  • causa envelhecimento da pele;
  • é um importante fator de risco para disfunção erétil do pênis;
  • é um fator de risco para câncer de garganta ;
  • dentes amarelos e promover câncer de boca;
  • se você fuma durante a gravidez, atua negativamente no feto , com possível atraso no desenvolvimento mental e pulmonar; além disso, pode causar abortos;
  • irrita as mucosas do sistema respiratório, favorecendo o desenvolvimento de tosse gorda ;
  • o tabagismo passivo coloca as pessoas próximas a nós em risco, aumentando o risco de doenças respiratórias.

É por isso que é essencial parar de fumar, mas para encontrar a determinação certa e não falhar na tarefa difícil, alguns conselhos podem ser úteis.

COMO PARAR DE FUMAR: ALGUNS TRUQUES

Dado que, para parar de fumar, é necessária muita força de vontade e que você não deve se desencorajar por etapas falsas ou falhas iniciais, certamente ter um plano ajuda e, para isso, recomendamos avaliar uma consulta médica que mostrará o melhor caminho, avaliar também um suporte psicológico .

A pausa para o cigarro é, de fato, um hábito que se torna parte da rotina do fumante; portanto, um bom conselho inicial é mudar alguns hábitos . Por exemplo, muitas vezes o cigarro está ligado ao final de uma refeição ou ao “ritual” do café: um bom truque para parar de fumar pode ser mudar seu hábito (e gosto), sempre escovando os dentes imediatamente após as refeições.

Embora estejamos cientes do fato de que não existem regras milagrosas ou iguais para todos, vejamos quais são as dicas para parar de fumar , lembrando que o Istituto Superiore di Sanità também produziu um guia prático .

MANTENHA UM DIÁRIO

Antes de tudo, vale lembrar que ” as primeiras 24 horas do último cigarro são as mais difíceis e, nos primeiros 4 dias, os sintomas de abstinência são mais intensos, que tendem a diminuir da primeira semana ao primeiro mês, enquanto sentimentos de desconforto (como fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, aumento do apetite etc.) podem persistir por alguns meses ”, conforme especificado no site do Ministério.

O primeiro conselho para se automotivar é manter um diário, para registrar os propósitos, objetivos, medos e dificuldades encontrados, mas também sucessos.

Por exemplo, marcando as melhorias que são notadas dia a dia, como a redescoberta do paladar, a ausência do cheiro de fumaça ou a pele mais brilhante.

DISTRAIA-SE QUANDO SENTIR VONTADE DE FUMAR

O desejo de fumar é forte, mas dura apenas alguns minutos. Para isso, é essencial estar preparado para se distrair quando o vício é sentido: beber um copo de água, conversar com um amigo, comer uma fruta, mastigar nozes ou amendoins ou passear, o importante é manter mente e mãos ocupadas. O vício também está simplesmente relacionado a gestos.